Páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

EPISÓDIO #007 - AS MULHERES NA INDÚSTRIA


Atualmente, falar sobre a presença feminina no mercado de trabalho se tornou uma constante. Realidade também presente na Indústria. 

E o Podcast IndustrializAÇÃO não deixaria um tema tão importante ficar fora da sua pauta. Portanto, nosso sétimo episódio fala sobre o importante papel das mulheres na indústria

Com participação especial da Professora Grazielle Labanca do Prado Santana, que construiu sua carreira atuando em Indústrias multinacionais, atuando nos últimos 15 anos em posições estratégicas de Logística e Compras, Mestre em Administração de Empresas, com especialização em Logística pela UFMG e Administradora pela PUC Minas, conversou com Abílio Passos e Alecsandro Amaro sobre a realidade do mercado atual, as vantagens da diversidade da equipe, ações que podem mudar a realidade organizacional e podem fazer você pensar “fora da caixinha”.

Conforme pesquisa realizada pela Robert Half (https://g1.globo.com/economia/concursos-e-mprego/noticia/2021/03/08/62percent-das-empresas-nao-tem-politicas-para-aumentar-participacao-das-mulheres-em-cargos-de-lideranca.ghtml) e publicada em Março de 2021, 62% das empresas não possuem planos de carreira que sejam focados em promover mulheres a cargos de liderança. Sendo que somente 3% de mulheres ocupam esses altos cargos dentro das organizações brasileiras. Isso acontece desde a Idade Média, já faz parte da cultura estrutural das empresas. Fator importante para mudar um pouco a realidade de vida doméstica imposta às mulheres ocorreu a partir da Revolução Industrial, na metade do século 18 (olha a indústria aí!) quando, em busca de mão de obra, a mulher passa a ser considerada no mercado de trabalho.  Porém, a evolução da realidade de mercado ocorre a passos lentos, sendo que a equidade de gêneros dentro das organizações ocorrerá somente daqui a aproximadamente 200 anos.

Daí a importância de tratarmos desse assunto. A partir do momento que as empresas conhecerem os benefícios da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, essa realidade pode ser transformada. Dentre esses benefícios, são percebidos: o pensamento mais diverso, a melhora no clima corporativo, o aumento da motivação e melhora o engajamento e o fortalecimento da política de atração de candidatos que valorizam a diversidade. Assim como, a retenção de talentos dentro da organização.

Ações simples podem ser adotadas dentro da indústria e outras organizações para caminhar no sentido da equidade. Ações com baixo ou nenhum custo! Podemos citar, trabalhar no processo seletivo, sem restringir gêneros. Convidar mulheres para trabalhos pontuais dentro da organização, palestras, consultorias. Indicar livros de autoras. Metas transparentes e bem definidas para promoções e méritos.

A mulher, ao optar pela atuação na Indústria, já apresenta uma grande quebra de preconceito e existem projetos que ajudam nesse processo de empoderamento

Para conhecer e participar destes projetos acesse:

https://neusacoelho.com/redesomma e https://www.mulheresnocomando.com


Para ouvir este episódio, clique aqui

O podcast IndustrializAÇÃO agradece imensamente a participação da Professora Grazielle Labanca do Prado Santana neste episódio incrível e o texto gentilmente cedido que aqui publicamos.

O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário