Páginas

domingo, 28 de novembro de 2021

EPISÓDIO #008 - A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA


A indústria alimentícia é uma das mais antigas da humanidade. 

Durante milhares de anos o ser humano criou e consagrou alimentos processados que são consumidos até os dias de hoje, ou seja, é um setor milenar da indústria. 

Os alimentos que inicialmente eram feitos de maneira rudimentar e artesanal, com o advento da I revolução industrial, passaram a ser produzidos em massa, o que possibilitou suprir a demanda crescente do consumo de produtos processados que eram demandados:

        Pela natural necessidade do ser humano se alimentar;

        Para dispor de alimentos conservados em períodos de escassez;

        Para viagens ou pelo simples prazer de comer.

A indústria alimentar ou indústria alimentícia é o conjunto de atividades industriais em que se preparam, normalmente em quantidades que devem ser comercializadas, alimentos ou ingredientes para a preparação de alimentos.

A comercialização também faz parte da indústria, como supermercados e companhias de entrega de alimentos.

A indústria brasileira de alimentos e bebidas é a maior do País em valor de produção.

Segundo dados da ABIA, este setor da indústria representa 10,6% do PIB brasileiro e gera 1,68 milhão de empregos formais e diretos.

O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, levando seus alimentos para 190 países, sendo que:

        45,7% - Ásia;

        16,2% - Países árabes;

        13,8% - União Europeia.


Ouça o episódio aqui.

O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

PALESTRA PARA OS ALUNOS DA FEF SOBRE INDÚSTRIA 5.0

"A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” 

 Nelson Mandela

Esta frase do líder sul-africano é o alicerce de nossas crenças e objetivos.

No dia 16/11/2021, realizamos uma palestra sobre a indústria 5.0 para os alunos da FEF (Faculdades Integradas de Fernandópolis) e gostaríamos de agradecer a todos os alunos que participaram, que mandaram perguntas, aos coordenadores, professores e a direção da FEF.

Um agradecimento especial ao Prof. Ms. Guilherme, que foi nosso anfitrião.

Você pode assistir a palestra na íntegra no canal da FEF, ou ver os cortes selecionados no nosso canal do Youtube.


Parabéns a todos envolvidos,

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro




domingo, 21 de novembro de 2021

[INFLUENCERS DA INDÚSTRIA] #005 - THOMAS EDISON

 

Thomas Alva Edison, ficou muito conhecido por ter inventado a primeira lâmpada elétrica incandescente, mas ele criou muito mais do que costumamos ouvir. 

Thomas Edison era um inventor incansável, e registrou nada menos do que 2.332 patentes em vida.

Expulso da escola pelos professores, ele recebeu a educação básica em casa com sua mãe. Nesse período de HOME SCHOOLING ele desenvolveu o amor á ciência que seria o alicerce para seus futuros objetivos na vida.

Aos 14 anos sofre um acidente que comprometeria para sempre a sua audição, mas ao mesmo tempo por um ato de coragem e bravura, ao salvar uma criança foi recompensado com um emprego que lhe abriria oportunidades de ganhos financeiros e de criar novos negócios.

Com o apoio de associados e amigos, ele criou 14 empresas sendo que uma delas se tornaria uma das maiores do mundo até os dias de hoje.

Inventou e patrocinou a criação de coisas que somente seriam desenvolvidas e aperfeiçoadas anos mais tarde, mas que fizeram parte ou ainda fazem parte da nossa vida.

Entre elas estão:

  • Bateria de carro elétrico;
  • Caneta Elétrica;
  • Câmera de cinema;
  • Embalagem a vácuo;
  • Distribuição de energia elétrica;
  • Fonógrafo;
  • Mimeógrafo;
  • entre muitas outras.

Saiba mais neste episódio, clicando aqui.

O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro

sexta-feira, 19 de novembro de 2021

EPISÓDIO #007 - AS MULHERES NA INDÚSTRIA


Atualmente, falar sobre a presença feminina no mercado de trabalho se tornou uma constante. Realidade também presente na Indústria. 

E o Podcast IndustrializAÇÃO não deixaria um tema tão importante ficar fora da sua pauta. Portanto, nosso sétimo episódio fala sobre o importante papel das mulheres na indústria

Com participação especial da Professora Grazielle Labanca do Prado Santana, que construiu sua carreira atuando em Indústrias multinacionais, atuando nos últimos 15 anos em posições estratégicas de Logística e Compras, Mestre em Administração de Empresas, com especialização em Logística pela UFMG e Administradora pela PUC Minas, conversou com Abílio Passos e Alecsandro Amaro sobre a realidade do mercado atual, as vantagens da diversidade da equipe, ações que podem mudar a realidade organizacional e podem fazer você pensar “fora da caixinha”.

Conforme pesquisa realizada pela Robert Half (https://g1.globo.com/economia/concursos-e-mprego/noticia/2021/03/08/62percent-das-empresas-nao-tem-politicas-para-aumentar-participacao-das-mulheres-em-cargos-de-lideranca.ghtml) e publicada em Março de 2021, 62% das empresas não possuem planos de carreira que sejam focados em promover mulheres a cargos de liderança. Sendo que somente 3% de mulheres ocupam esses altos cargos dentro das organizações brasileiras. Isso acontece desde a Idade Média, já faz parte da cultura estrutural das empresas. Fator importante para mudar um pouco a realidade de vida doméstica imposta às mulheres ocorreu a partir da Revolução Industrial, na metade do século 18 (olha a indústria aí!) quando, em busca de mão de obra, a mulher passa a ser considerada no mercado de trabalho.  Porém, a evolução da realidade de mercado ocorre a passos lentos, sendo que a equidade de gêneros dentro das organizações ocorrerá somente daqui a aproximadamente 200 anos.

Daí a importância de tratarmos desse assunto. A partir do momento que as empresas conhecerem os benefícios da igualdade de gênero no ambiente de trabalho, essa realidade pode ser transformada. Dentre esses benefícios, são percebidos: o pensamento mais diverso, a melhora no clima corporativo, o aumento da motivação e melhora o engajamento e o fortalecimento da política de atração de candidatos que valorizam a diversidade. Assim como, a retenção de talentos dentro da organização.

Ações simples podem ser adotadas dentro da indústria e outras organizações para caminhar no sentido da equidade. Ações com baixo ou nenhum custo! Podemos citar, trabalhar no processo seletivo, sem restringir gêneros. Convidar mulheres para trabalhos pontuais dentro da organização, palestras, consultorias. Indicar livros de autoras. Metas transparentes e bem definidas para promoções e méritos.

A mulher, ao optar pela atuação na Indústria, já apresenta uma grande quebra de preconceito e existem projetos que ajudam nesse processo de empoderamento

Para conhecer e participar destes projetos acesse:

https://neusacoelho.com/redesomma e https://www.mulheresnocomando.com


Para ouvir este episódio, clique aqui

O podcast IndustrializAÇÃO agradece imensamente a participação da Professora Grazielle Labanca do Prado Santana neste episódio incrível e o texto gentilmente cedido que aqui publicamos.

O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro

terça-feira, 9 de novembro de 2021

EPISÓDIO #006 - A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA





O farmacêutico é o guardião de substâncias poderosas capazes de curar ou melhorarqualidade de vida humana, detentor de conhecimentos múltiplos especialmente da fisiologia e da química, faz a integração entre o remédio e o homem, digo remédio, pois não é só de medicamentos que vive um farmacêutico, mas, de produtos para saúde dos mais diversos, como kits laboratoriais, materiais odontológicos, cosméticos e correlatos clínico-hospitalares, bem como a atenção dada ao consumidor.

O Farmacêutico está presente desde a descoberta da matéria prima, produção, dispensação e uso do produto, garantindo que cada etapa seja executada com excelênciaTodos os processos envolvendo o tratamento do princípio ativo, definição de posologia ou modo de usar são minuciosamente avaliadas até que se obtenha padrões de qualidade que habilitem o produto para consumo da população. 

Produtos para saúde nunca foram tão acessíveis e diversos como na atualidade, o que expandiu a atuação do farmacêutico para além dos balcões, hoje o objetivo deste profissional é garantir a segurança do consumidor do mercado de saúde, ou seja, toda a civilização.

Texto gentilmente cedido pela Farmacêutica e Mestre em Ciências Biológicas pela USP,

Pollyanna Martins




Ouça mais sobre a indústria farmacêutica neste episódio exclusivo do nosso podcast.

Para ouvir, clique aqui.


O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro