Páginas

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

A BLINDAGEM NOS BASTIDORES DA DISNEY

 

É quase impossível encontrar alguém que não conheça a Disney, a fama de seus parques e seus produtos de entretenimento.

Para muitos a Disney é sinônimo de férias dos sonhos, glamour, alegria e encantamento.

Não por acaso, um livro de grande sucesso e “O Jeito Disney de Encantar os Clientes”, ensinando como as empresas devem agir para que seus clientes se apaixonem por seus produtos e serviços.

 

A verdade é que a Disney é uma gigante, da indústria do entretenimento, com um volume gigantesco de funcionários, clientes, fornecedores, parceiros, investidores e fãs.

Como toda indústria, possui uma série de processos, tarefas e ações constantes para garantir a entrega daquilo que todos os seus stakeholders esperam.

 

No entanto, quando surge alguma matéria relatando a reclamação de funcionários da Disney, seja qual for a razão, uma grande discussão é iniciada.

Muitos questionam se uma empresa que tem por objetivo encantar seus clientes, tem este mesmo objetivo com relação aos seus mais 30 mil funcionários.

Um funcionário, certa vez, reclamou justamente, como a empresa queria encantar seus clientes se "dentro de casa" ainda havia tanta coisa a ser corrigida e melhorada. Ele ainda ressaltou que a maioria dos clientes gosta muito da empresa, mas gosta porque não sabe como são as coisas lá dentro.

Nesse momento, todos voltam sua atenção ao que chamam de "bastidores".

 

É nos bastidores que as coisas se resolvem, os personagens se preparam, correm para suas apresentações, fazem reparos às pressas em suas fantasias quando necessário, e também, onde o lixo é transportado.

Todos as atividades tidas como não tão glamourosas, todos os problemas "internos" ficam nos, mais que blindados, bastidores da Disney. É notável a escassez de imagens dos bastidores da Disney mesmo na internet.

Nesse contexto, outro livro de grande sucesso é o “Nos bastidores da Disney: Os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo”, que tenta passar um pouco deste lado tão pouco conhecido da Disney.

 

E você?

Acha que todas as empresas sempre terão problemas a serem resolvidos?

As empresas devem realmente blindar seus problemas do grande público? Ou devem ser mais transparentes quando às suas dificuldades e pontos a serem melhorados?

 

Deixe seu comentário, pois sua opinião é muito importante para nós. 

Texto de  Abílio Passos


O podcast é apresentado por:

 Abílio Passos e Alecsandro Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário